Ultrassom

A ultrassonografia é um exame de diagnóstico por imagem inócuo e não invasivo, que utiliza um sistema de reflexão de ondas sonoras de determinada frequência, incidida sobre a pele do animal e que atinge estruturas corpóreas do paciente, como por exemplo, órgãos abdominais e estruturas superficiais, transformando este fenômeno físico em imagens, que são obtidas e captadas em tempo real e transmitidas para um monitor e gravadas no sistema.
É indicada para auxiliar clínicos e cirurgiões a elucidar diagnósticos principalmente em casos de pacientes com anorexia, aumento de volume abdominal, dor abdominal, emagrecimento progressivo, febre de origem desconhecida, pesquisa de linfonodomegalias, suspeita de tumores, pesquisa de corpos estranhos, suspeita de alterações em trato urinário e reprodutivo, diagnóstico gestacional e avaliação fetal.
Preparo do Paciente e Orientações Gerais
INFORMAÇÕES GERAIS
- A realização de exames no CEMVI é feita exclusivamente sob solicitação do clínico veterinário, a mesma deve ser apresentada à recepção no momento do atendimento.
- O atendimento no CEMVI é realizado com hora marcada. Os casos sem horário agendado ou que chegarem após a hora marcada serão atendidos sob a condição de encaixe.
- Solicitamos que seu animal permaneça contido em coleira com guia ou em caixa de transporte durante a permanência em nossa recepção.
- Sempre que possível, solicitamos que cada animal seja acompanhado de dois responsáveis adultos.
- É necessário trazer exames anteriores em casos de controle.
- Para exames radiográficos não é permitida a entrada de menores de idade e gestantes.
- O tempo de realização do exame dependerá do tipo de exame solicitado e temperamento do animal.
- Pedimos a gentileza de chegar 15 minutos antes do horário marcado para abertura da ficha de atendimento.
- A necessidade de anestesiar o animal deve, obrigatoriamente, ser comunicada à recepção para o devido agendamento com veterinário anestesista.
PREPARO PARA EXAMES
EXAMES ULTRASSONOGRÁFICOS
ULTRASSOM ABDOMINAL
- Ideal jejum alimentar de 8 horas (no mínimo 4 horas)
- Pode beber água à vontade, mas apenas água.
- De preferência não deixar o animal urinar pelo menos duas horas antes do exame. Atenção ao chegar, pois muitos cães costumam urinar quando descem do carro ou na entrada.
- Para animais DIABÉTICOS: dar comida pastosa, batida no liquidificador. NÃO DEVE SER FEITO JEJUM, salvo em condições específicas (dosagem de glicose, dosagens hormonais, etc).
ULTRASSOM GESTACIONAL
- De preferência jejum alimentar de 8 horas.
- Pode beber água à vontade, mas apenas água.
- De preferência não deixar o animal urinar pelo menos duas horas antes do exame.
- Confirmar se o animal acasalou há pelo menos 30 dias. Com menos de 30 dias de gestação existe a possibilidade de ser solicitado um retorno para confirmação.
O exame ultrassonográfico é um método de diagnóstico utilizado para a avaliação dos diversos órgãos abdominais. Para uma interpretação mais precisa dos achados ultrassonográficos, deve-se considerar outras informações tais como histórico, sintomatologia clínica, exame físico e laboratoriais, além de outros meios de diagnóstico por imagem como a radiografia e o ecodopplercardiograma.
Para a realização do exame o animal deve estar em jejum prévio, sendo a que ingestão de água é livre e deve ser feita a vontade. Deve-se evitar também que o animal urine ao menos duas horas antes da execução do exame para que a bexiga possa estar com uma repleção adequada. Normalmente, não é necessário a sedação. Uma tricotomia deve ser realizada com a ampla retirada dos pelos da região do abdome.
Inicialmente utilizada, principalmente, para o diagnóstico de gestação, a ultrassonografia atualmente tem se tornado um meio de diagnóstico cada vez mais importante na clínica de pequenos animais, e tem se afirmado por ser um meio rápido, seguro, não invasivo e que fornece informações complementares ao exame clínico e radiográfico.
Uma das limitações da ultrassonografia inclui a natureza não específica de muitas alterações observadas, o que impede muitas vezes, um diagnóstico específico e dificulta a identificação de alguns órgãos como por exemplo o pâncreas no cão, fazendo com que a qualidade do exame não só dependa do tipo de aparelhagem utilizada, mas também, da experiência do ultrassonografista.
INDICAÇÕES CLÍNICAS PARA REALIZAÇÃO DE ULTRA-SONOGRAFIA ABDOMINAL EM PEQUENOS ANIMAIS
- Emagrecimento progressivo;
- Aumento de volume abdominal de consistência líquida ou sólida;
- Anorexia;
- Febre de origem desconhecida (pesquisa de tumores e abscessos);
- Dor abdominal;
- Pesquisa de metástases;
- Organomegalia (fígado, baço, rins, etc.);
- Linfoma (linfoadenomegalia);
- Icterícia (hepatopatias: fibrose, esteatose, cirrose, neoplasia, alterações biliares, hepatite);
- Suspeita de processo obstrutivo em trato intestinal;
- Torção esplênica e gástrica;
- Suspeita de alterações pancreáticas;
- Suspeita de alterações em adrenais (síndrome de Cushing, etc.);
- Alterações do trato reprodutivo masculino (hiperplasia/hipertrofia prostática, prostatite, neoplasia, abscesso, cistos);
- Alterações do trato reprodutivo feminino (suspeita de piometra/hemometra, massa ou cisto ovariano, diagnóstico precoce e monitorização de gestação, viabilidade fetal);
- Anomalia renal palpável ou evidência clínica de doença renal;
- Diferenciação entre lesões sólidas e císticas;
- Descrever a extensão das lesões em parênquima renal e monitorizar a resposta a um tratamento;
- Suspeita de litíases renais e vesicais;
- Suspeita de hidronefrose;
- Suspeita de cistite ou demais alterações em bexiga urinária;
- Animais em condições críticas, uma vez que o exame ultra-sonográfico é menos estressante que a radiografia.
AVALIAÇÃO ULTRASSONOGRÁFICA DA GESTAÇÃO EM CADELAS EM SUAS DIFERENTES FASES
Atualmente, devido a ansiedade dos criadores em diagnosticar a presença da gestação, o exame ultrassonográfico pré-natal tornou-se uma rotina constante nos centros veterinários de diagnóstico. Porém os benefícios do exame para os criadores vão além; pois permite planejar um manejo adequado durante a gestação, prever a data mais provável do parto e avaliar a viabilidade fetal.
O exame ultrassonográfico é um teste altamente preciso na avaliação da gestação, além de ser totalmente inócuo para a fêmea e para seus filhotes, pelo ultrassom pode-se confirmar a gestação, avaliar a idade gestacional, as condições dos ovários e do útero, as estruturas e condições vitais dos fetos e o desenvolvimento fetal através dos diferentes estágios gestacionais. Entretanto, através da ultrassonografia não é possível dizer com precisão a quantidade de fetos presentes, apenas estimar o número de vesículas gestacionais visíveis em uma mesma imagem, sendo a radiografia o método de maior acurácia para a contagem dos fetos, e esta deve ser realizada a partir dos 50 dias de gestação.